29.11.07

femme absente

desencanto

(clique na foto para ampliar)

inbox

retalhos da minha vivência em Lisboa


"Deitar cedo e cedo erguer..." mas eu deito-me tardíssimo. E ainda assim levanto-me cedo. Não encontro razão para me deixar ficar a dormir nesta cidade. Tomo o pequeno-almoço num dos meus cafés preferidos do bairro; converso animadamente logo pela manhã. Reconheço N caras da minha infância e adolescência. Cumprimentam-me. Reitero com um sorriso franco. Atravesso o jardim olhando as árvores, os patos no lago e os pirralhos que seguem para a escola. Que irão aprender...? Sigo a passos largos, como desde sempre. Páro para decidir qual o trajecto mais apetecível até ao destino agendado... Apanho o eléctrico, bien sûr.
Sorte de um lugar sentado! Abro logo a janela. Os outros passageiros entreolham-se reprovadamente: é Novembro. Ponho a cabeça de fora e o Sol chapa-se na minha cara: estão enganados seus friorentos - está um Sol magnífico! (penso). O eléctrico desce ao Largo da Estrela, sobe à Lapa, desce a Santos e leva-me até aos Paços do Concelho onde irei ter uma reunião camarária. Desço nessa paragem. Quedo-me "na manhã desta Praça" a observar tudo. Embelezadamente...
Entro na Câmara pela porta da frente. Esplenderoso átrio principal. Ao final da manhã vou também até à Sala de Arquivo. Assisto ainda a uma excelente palestra. Cruzo-me com olhares públicos, evito acusar recepção. Quero estar em silêncio: não me macem com cortesias da praxe! A saber: o candeeiro é o que mais me prende a atenção.

E assim também fôra ontem de manhã: estive resguardada na Sociedade de Geografia de Lisboa, a ouvir e a "aprender coisas de interesse histórico".Durante a "pausa para café" (na sala de refeições/bar/lobby repleta de tradição) aproveitei para sómente interiorizar o momento. Afastei-me dos demais participantes, recatando-me num dos confortáveis sofás. Saboreava um bom café, à meia-luz naquela sala secular. Observava de longe aquele selecto "agregado social". Lembro ouvir ainda à distância esses mesmos Historiadores, Diplomatas, Professores Jubilados e outros doutos saberes... mas fui-me desligando de tudo isso: prendeu-me a atenção não as revistas ou jornais, mas um livro sobre a Índia. Comecei a folhear e num ápice não estava mais ali. Acendi o candeeiro da mesinha à minha beira, para maior iluminação. Li deliciadamente. Lembrei aqueloutro livro também sobre a Índia que folheei hà uns dias com aqueloutra pessoa. Continuei a ler confortadamente até retomarem o cumprimento do programa.

Sala Portugal
Sociedade de Geografia de Lisboa


28.11.07

you've scared us baby!

corpus (2)

pointless

sua versão narcísica

"Um Merlin Vaidoso"

warum...?

the essence of maleness

Rainbow Peacock

27.11.07

NY caller id

Told You So ;-)

~ Pablo Neruda

Miradouro do Convento dos Capuchos
(clique na foto para ampliar)

this late november morning

Reflection of the Angel
(Niko Guido)
The Water Goddess
(Niko Guido)

corpus (1)

A Ilha
(A. Brito)

nem mais


Um Homem apaixonado não pensa.
Uma Mulher apaixonada não quer ver.

já tinha saudades...

... de te telefonar casuísticamente e combinarmos um encontro para o final do próprio dia. Encontrar-mo-nos, mais tarde, no coração da baixa pombalina - em Lisboa. Cumprirmos as honrarias culturais à cidade com o cerimonial tradicional, sem pressa alguma, passeando vagarosamente. Estarmos presentes em cada outro acontecimento, com a maior naturalidade do mundo...

Falamos muito informativamente, comme d'habitude. Escutamo-nos com atenção e questionamo-nos sempre mútuamente: intensa e altivamente... Percorremos ruas a pé, parando também para reparar e partilhar os pormenores que se quedam aos nossos olhares. Rimos de tudo o que "só em português é possível", continuando a andar pelos passeios.

... parar aqui e ali, para tomarmos um café ou beberes qualquer outra bebida. Agora fumas cachimbo. Eu já não. Mas como bem sabes, de vez em quando ainda uso chapéus.

Ao anoitecer luziram enfim as decorações festivas que 'tal qual velinhas' alumiavam as nossas enfindas conversas. Mais de 40 anos, 20 dos quais à distância. Fazes-me falta. Já to tinha dito. Fazemos falta e companhia um ao outro. Temos um parentesco casual mas uma fraternidade genuína. E creio que assim sempre será.

Allez, Allez, Je te souhaite une bonne nuit ! ;-)

26.11.07

Luiz Pacheco e Cruzeiro de Seixas homenageiam Mário Cesariny



COMUNIDADE
(Contraponto, 1964)

(clique no seu convite)

A Perve Galeria vai hoje prestar homenagem a Mário Cesariny, dia em que se assinala a passagem de um ano após o seu falecimento, procedendo ao lançamento do livro "comunidade", com autoria de Luiz Pacheco que assina o texto que, à época da sua edição original em 1972, havia sido "dedicado a Mário Cesariny de Vasconcelos - poeta do corpo". A pintura, composta por 18 quadros de Artur do Cruzeiro Seixas, foi realizada entre os anos 50 do Séc. XX e a actualidade. Todo o livro foi impresso exclusivamente em serigrafia pelo atelier António Moreira e tem edição limitada a 350 exemplares assinados e numerados pelos autores.

O lançamento de "comunidade" irá decorrer, primeiramente, às 18 horas no Café-Gelo, local mítico no Rossio onde, na primeira metade do século passado, se encontravam, entre outros, "Os Surrealistas". Aí, será realizada uma tertúlia com a presença dos autores. Depois, às 21 horas, na Livraria Almedina, no Centro Comercial Atrium Saldanha, serão exibidos vídeo-documentários (alguns inéditos) sobre os autores e sobre o homenageado e serão expostas serigrafias do livro, que aí ficam em exposição até dia 16 de Dezembro.

Salientamos que este livro se trata da primeira (e única, até à data) colaboração entre Luiz Pacheco (escritor admirável e editor fundamental que, com a sua editora "Contraponto", publicou os primeiros livros de alguns dos mais importantes escritores portugueses, como Mário Cesariny e Herberto Helder) e Artur do Cruzeiro Seixas (co-fundador com Cesariny do anti-grupo "Os Surrealistas" onde participaram, entre outros, António Maria Lisboa, Pedro Oom, Mário Henrique-Leiria e Fernando José Francisco) que, com esta publicação, prestam homenagem a um dos expoentes da arte e da cultura em Portugal: Mário Cesariny de Vasconcelos.


Parabéns a toda a equipa da Perve Galeria!

correction needed

Another Silly Test (?)




Your Karmic Alignment is: ZEN INTUITION!


Zen Intuition

You have a direct perception of truth. You are very keen and don't use it to take advantage. When you commit positive deeds, you don't do them to get ahead, you do positive deeds simply because it makes you feel good. Your intentions are almost always meant well and all this positive karmaic energy is bound to come back to you in a great way!

Labels:

25.11.07

sad but true

(...)
Os políticos pedem-lhe conselhos antes de tomarem decisões?
Não. As conversas com os políticos não servem para decidir nada. Na minha vida tive duas ou três conversas importantes com políticos.

E com Sócrates, já teve alguma conversa?
Nem me lembro de o ter visto em pessoa.

É um político que ficará na história?
O Sócrates?! Não. É de uma pavorosa mediocridade. Pior: é um homem que tem uma linha de pensamento convencional. Que assenta em todos os lugares-comuns deste tempo e reproduz de uma maneira tosca esses mesmos lugares-comuns.
(...)

~ Vasco Pulido Valente,
em entrevista à revista "Única" do jornal "Expresso" (17 Nov. 2007)


ASSINO POR BAIXO.

energetic morning rise

24.11.07

~ Rudyard Kipling


Viaja mais depressa quem viaja sózinho.

À Tous Les Petits Princes Du Monde


Marie Myriam - "L'Oiseau et l'Enfant" (live)

Comme un enfant aux yeux de lumière
Qui voit passer au loin les oiseaux
Comme l'oiseau bleu survolant la terre
Vois comme le monde... le monde est beau

Beau le bateau dansant sur les vagues
Ivre de vie, d'amour et de vent
Belle la chanson naissante des vagues
Abandonnée au sable blanc

Blanc l'innocent, le sang du poète
Qui en chantant invente l'amour
Pour que la vie s'habille de fête
Et que la nuit se change en jour

Jour d'une vie où l'aube se lève
Pour réveiller la ville aux yeux lourds
Où les matins effeuillent les rêves
Pour nous donner un monde d'amour

L'amour c'est toi, l'amour c'est moi
L'oiseau c'est toi, l'enfant c'est moi

Moi je ne suis qu'une fille de l'ombre
Qui voit briller l'étoile du soir
Toi, mon étoile, qui tisses ma ronde
Viens allumer mon soleil noir

Noirs la misère, les hommes et la guerre
Qui croient tenir les rênes du temps
Pays d'amour n'a pas de frontière
Pour ceux qui ont un cœur d'enfant

Comme un enfant aux yeux de lumière
Qui voit passer au loin les oiseaux
Comme l'oiseau bleu survolant la terre
Nous trouverons ce monde d'amour

L'amour c'est toi, l'amour c'est moi
L'oiseau c'est toi, l'enfant c'est moi
L'oiseau c'est toi, l'enfant c'est moi
L'oiseau c'est toi, l'enfant c'est moi

23.11.07

porque hoje é sexta

COISAS DA VIDA
(turn up the volume)

Quando a lua apareceu
ninguém sonhava mais do que eu...
Já era tarde,
mas a noite é uma criança
distraída


Depois que eu envelhecer
ninguém precisa mais me dizer
como é estranho ser humano
nessas horas de partida


É o fim da picada,
depois da estrada começa uma grande avenida

No fim da avenida,
existe uma chance,
uma sorte,
uma nova saída


Qual é a moral,
qual vai ser o final dessa história?

Eu não tenho nada prá dizer,
por isso digo.
Eu não tenho muito que perder,
por isso jogo.
Eu não tenho hora prá morrer,
por isso sonho...



Ah, ah, ah,
são coisas da vida
Ah, ah, ah,
e a gente se olha e não sabe se vai ou se fica.

Ah,ah..Ah, ah, ah,
são coisas da vida



Rita Lee - Coisas da vida

22.11.07

tête-à-tête(s)

busy talking

busy listening

To All Londoners Who Claim To Miss Me ;-)

Suggest you pay a visit to an Arabian Oud and kindly ask for a sample of Kashkha (exclusive to London).


Test it on your hands.
Close your eyes and think of me.

21.11.07

bound to happen

19.11.07

blissssssful 24h

sinestria zodiacal


18.11.07

karmic encounters


Like balls on a billiards table, when two particles run into each other, they bounce apart. In contrast, when two waves meet, they pass right through each other

(click on the photo)

As the animation shows, when two waves overlap they add up to form a larger wave (reinforcement) :-)

BUT PLEASE NOTE... : they can also cancel out to form nothing at all (cancellation), or partially cancel to make a more complex waveform.
This is called interference :-(

17.11.07

a pedido de várias famílias :


"It may be asked, when a large, well-organized opponent is about to come to you, how do you deal with it? The answer is that you first take away what they like, and then they will listen to you."

~ Sun Tzu
The Art Of War
(complete texts and commentaries)
Shambhala Editions, Boston&London (2003), pg. 161


As regras blogosféricas são já conhecidas:
1ª) Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure)
2ª) Abrir na página 161
3ª) Procurar a 5ª frase completa
4ª) Postar essa frase no seu blog
5ª) Não escolher a melhor frase nem o melhor livro
6ª) Repassar para outros 5 blogs.

Passo a bola.

lembrando você

O Leãozinho
(Caetano Veloso)
C G7
GOSTO MUITO DE TE VER, LEÃOZINHO
Am Em
CAMINHANDO SOB O SOL
F Bb C G
GOSTO MUITO DE VOCÊ, LEÃOZINHO
C G7
PARA DESENTRISTECER, LEÃOZINHO
Am Em
O MEU CORAÇÃO TÃO SÓ
F Bb C
BASTA EU ENCONTRAR VOCÊ NO CAMINHO

Am Am/G# Am/G Am F#
UM FILHOTE DE LEÃO, RAIO DA MANHÃ
Am/F# Am/E Dm7 G7
ARRASTANDO O MEU OLHAR COMO UM ÍMÃ
Am Am/G# Am/G Am F#
O MEU CORAÇÃO É O SOL PAI DE TODA A COR
Am/F Am/E Dm7 G7
QUANDO ELE LHE DOURA A PELE AO LÉU

C G7 Am
GOSTO DE FICAR AO SOL, LEÃOZINHO
Em
DE TE VER ENTRAR NO MAR
F Bb C G
TUA PELE, TUA LUZ, TUA JUBA
C G Am
GOSTO DE FICAR AO SOL, LEÃOZINHO
Em
DE TE VER ENTRAR NO MAR
F Bb C G
TUA PELE, TUA LUZ, TUA JUBA
C G7 Am
GOSTO DE FICAR AO SOL, LEÃOZINHO
Em
DE MOLHAR MINHA JUBA
F Bb C
DE ESTAR PERTO DE VOCÊ E ENTRAR NUMA


**DESEJO-LHE BOA SORTE, MUITA SAÚDE e FORÇA!**
PS: COM UM BOM PLANO TUDO SE RESOLVERÁ ;-)

10.11.07

GOLEGÃ > CAVALO REI

A mais típica quão genuína Feira Nacional do Cavalo e Feira Internacional do Cavalo Lusitano que se realiza na Golegã é o local ideal para apreciar a arte e a beleza do mundo equestre, numa feira franca que recria a tradicional Feira de S. Martinho, realizada desde a segunda metade do século XVI.

Reune coudelarias e expositores à volta do picadeiro central do Largo do Arneiro, com provas hípicas e de equitação, espectáculos equestres e compra e venda de animais, para além de comércio diverso, sem esquecer a gastronomia e o concurso da melhor água-pé para celebrar a época das castanhas assadas.
Os visitantes têm a oportunidade de se cruzar nas ruas da vila com os cavalos e os cavaleiros vestidos a rigor, num ambiente único...... havendo quem diga que muitos dos participantes também fazem parte de uma "tradicional feira das vaidades" que se passeia pelo centro da vila apenas uma vez por ano (e este ano não foi excepção).

A Golegã é ainda retiro de marialvas...... e esta terra transpira a macho ! ;-))

Lembro-me que...


... chegava a casa dos meus bisAvós maternos e do campo emanava sempre aquele ar bem cheiroso do laranjal... razão porque ainda hoje cheiro laranjas em (vã) busca do mesmíssimo bel odor que me ficou desses tempos. Passados 32 anos desde a última vez e a árvore mais juntinho à casa ainda lá está: a que dava laranjas (que então me pareciam) do tamanho de bolas de futebol...

a árvore das bolas de futebol