26.11.07

Luiz Pacheco e Cruzeiro de Seixas homenageiam Mário Cesariny



COMUNIDADE
(Contraponto, 1964)

(clique no seu convite)

A Perve Galeria vai hoje prestar homenagem a Mário Cesariny, dia em que se assinala a passagem de um ano após o seu falecimento, procedendo ao lançamento do livro "comunidade", com autoria de Luiz Pacheco que assina o texto que, à época da sua edição original em 1972, havia sido "dedicado a Mário Cesariny de Vasconcelos - poeta do corpo". A pintura, composta por 18 quadros de Artur do Cruzeiro Seixas, foi realizada entre os anos 50 do Séc. XX e a actualidade. Todo o livro foi impresso exclusivamente em serigrafia pelo atelier António Moreira e tem edição limitada a 350 exemplares assinados e numerados pelos autores.

O lançamento de "comunidade" irá decorrer, primeiramente, às 18 horas no Café-Gelo, local mítico no Rossio onde, na primeira metade do século passado, se encontravam, entre outros, "Os Surrealistas". Aí, será realizada uma tertúlia com a presença dos autores. Depois, às 21 horas, na Livraria Almedina, no Centro Comercial Atrium Saldanha, serão exibidos vídeo-documentários (alguns inéditos) sobre os autores e sobre o homenageado e serão expostas serigrafias do livro, que aí ficam em exposição até dia 16 de Dezembro.

Salientamos que este livro se trata da primeira (e única, até à data) colaboração entre Luiz Pacheco (escritor admirável e editor fundamental que, com a sua editora "Contraponto", publicou os primeiros livros de alguns dos mais importantes escritores portugueses, como Mário Cesariny e Herberto Helder) e Artur do Cruzeiro Seixas (co-fundador com Cesariny do anti-grupo "Os Surrealistas" onde participaram, entre outros, António Maria Lisboa, Pedro Oom, Mário Henrique-Leiria e Fernando José Francisco) que, com esta publicação, prestam homenagem a um dos expoentes da arte e da cultura em Portugal: Mário Cesariny de Vasconcelos.


Parabéns a toda a equipa da Perve Galeria!