27.11.07

já tinha saudades...

... de te telefonar casuísticamente e combinarmos um encontro para o final do próprio dia. Encontrar-mo-nos, mais tarde, no coração da baixa pombalina - em Lisboa. Cumprirmos as honrarias culturais à cidade com o cerimonial tradicional, sem pressa alguma, passeando vagarosamente. Estarmos presentes em cada outro acontecimento, com a maior naturalidade do mundo...

Falamos muito informativamente, comme d'habitude. Escutamo-nos com atenção e questionamo-nos sempre mútuamente: intensa e altivamente... Percorremos ruas a pé, parando também para reparar e partilhar os pormenores que se quedam aos nossos olhares. Rimos de tudo o que "só em português é possível", continuando a andar pelos passeios.

... parar aqui e ali, para tomarmos um café ou beberes qualquer outra bebida. Agora fumas cachimbo. Eu já não. Mas como bem sabes, de vez em quando ainda uso chapéus.

Ao anoitecer luziram enfim as decorações festivas que 'tal qual velinhas' alumiavam as nossas enfindas conversas. Mais de 40 anos, 20 dos quais à distância. Fazes-me falta. Já to tinha dito. Fazemos falta e companhia um ao outro. Temos um parentesco casual mas uma fraternidade genuína. E creio que assim sempre será.

Allez, Allez, Je te souhaite une bonne nuit ! ;-)