J. A. SERRA
in Existential Theory" (1990)
" (...) Como os maiores pensadores, nas suas atitudes filosóficas e científicas, em particular a partir do início da década de setenta, pauta-se por uma busca incessante de uma Teoria Unificadora do Universo.
É o culminar de toda uma vida de profunda reflexão, é o cientista completamente maduro em busca da unificação, fase que muito poucos conseguem alcançar. (...) Aprofunda questões tão importantes como o espaço e o tempo em Biologia e a Teoria da Informação. Dedica-se, criando modelos operacionais, às relações entre a Teoria da Informação e a Genética.
Por pensamento original, e baseando-se apenas em factos e conhecimentos adquiridos ao longo de várias décadas, construiu a sua "Teoria Existencial" ou "Teoria da Existência em Processo". Nesta teoria, a partir de dados concretos e por deduções lógicas através de um processo eminentemente dialéctico, explica o aparecimento da matéria, da Vida e da mente ou processo mental que leva finalmente à cultura os quatro níveis da "existência em processo" e que constituem o título do seu livro Matter, Life, Mind and Culture in Existential Theory.
Labels: Visionaires. Mentes Brilhantes.
<< Home