22.4.08

TANTRA YOGA

Tomei nota deste novo contacto, fruto de con(v)ivências afins e agora por prática de (des)Hatha Yoga e Raja Yoga.
Marquei uma aula-teste mas desencontros vários e cruzamento de agendas hiperpreenchidas explicam 3 semanas de vãs tentativas. Até que chegou o dia.
Cheguei mais cedo. Esperei. Esperei imenso tempo também porque me enganara na campaínha...
A porta abriu-se por fim. Fui recebida com mil sorrisos e uma má notícia: ainda não seria desta. Explicações múltiplas mas a minha cara deve ter espelhado o que pensara...
Passa um vulto (com rosto) nos bastidores da conversa que imperava na linha da frente. Num ápice entreolhamo-nos.
Continua a conversa na linha da frente, as múltiplas explicações, as tentativas de reajustamento de datas, "mas eu não estava mais aí". O meu rosto estampava apenas o desapontamento pela não-aula.
O vulto e eu entreolhavamo-nos ainda.
Sua voz... e de imediato todas as outras vozes se calam. Diz-me: Eu dou-lhe uma aula. Agora.
Pensei: problem solved!
Rostos atónitos. Abrem-lhe alas e seguem-nos silenciosamente em fila indiana.
"Fui poisar os fardos e trocar de roupagem". De imediato todos os outros se apressaram para os vestiários e esperaram no corredor pelo início da aula. Abriu a porta. De novo entreolhamo-nos. Passei por entre todos para entrar na sala. Fechou a porta logo atrás de mim. Para espanto de todos os presentes ninguém mais poderia entrar! Estranhei... mas não mostrei qualquer receio. Não sentia qualquer medo deste vulto (agora um Ser) que me entreolhara.(começou a aula)
Falavamos agora pausadamente e em Inglês.
Passou 1h? 2h? Milénios? Quanto tempo?
Olhos nos Olhos alternando Mente com Mente. Respirando corporalmente, profunda e intensamente.
Passou 1h? 2h? Milénios? Quanto tempo?
(acabou a aula)

No final, cada um saiu por uma porta diferente. E não o voltei a ver. No corredor "aguardavam ainda o início da aula"...
Decidida por este Professor, fui à Recepção tratar da papelada para a inscrição nas suas aulas. Preenchi os formulários e quando tive de escolher os horários perguntei quais eram especificamente as suas aulas. Silêncio de novo na sala.
A Recepcionista levantou os olhos e disse-me:
Ainda não percebeu o que se passou aqui hoje, pois não? Ele é um Monge Indiano de Tantra Yoga, o único neste país, "não dá aulas". Nenhum de nós neste Centro conseguiu alguma vez ter uma aula com Ele, e por isso seguimos logo atrás de si até à sala! Em vão. Foi uma aula só para si.
Sorriu-me e baixou os olhos.

Fiquei perplexa. Relembrei o desenrolar de todos os ensinamentos que recebera no interior daquela sala... e o previlégio. Disse à Recepcionista que nesse caso ser-me-ia impossível decidir por "qualquer outro" Professor de Tantra Yoga. Não levantou mais os olhos mas disse-me:
Compreendo e Saiba Que Em Seu Lugar Faria O Mesmo.

Foi assim a minha primeira e única aula de Tantra Yoga.