8.3.08

~ Eckhart Tolle

A supressão do princípio feminino, especialmente ao longo dos últimos dois mil anos, permitiu ao ego obter uma supremacia total sobre a psique humana colectiva. Apesar de, naturalmente, as mulheres terem egos, o ego pode enraizar-se e crescer com mais facilidade na forma masculina do que na feminina.
[...] Se o equilíbrio entre as energias masculina e feminina não tivesse sido destruído no nosso planeta, o crescimento do ego poderia ter sido em grande parte evitado.
[...] O sagrado feminino foi declarado demoníaco e houve uma dimensão que desapareceu, em grande medida, da experiência humana.
[...] Os homens que negavam o feminino, até para si próprios, comandavam o mundo: um mundo totalmente desiquilibrado. O resto pertence à História ou, melhor, à história clínica da insanidade.
[...] Quem foi responsável por este medo do feminino que só pode ser descrito como uma grave paranóia colectiva?
[...] Porque eram as mulheres respeitadas e o princípio feminino não era temido, mas considerado sagrado por muitas civilizações antigas pré-cristãs, como as dos Sumérios, dos Egípcios e dos Celtas? O que fez os homens sentirem-se ameaçados pelas mulheres? O ego crescente dos homens.

Labels: